Importantes neurocientistas do Instituto Weizmann de Ciências de Israel virão ao Brasil em Outubro

Três importantes neurocientistas do Instituto Weizmann de Ciências de Israel, Profa. Michal Schwartz, Profa. Orly Reiner e Prof. Ehud Ahissar virão ao Brasil em outubro para um importante Simpósio de Neurociência, que acontecerá em São Paulo, nos dias 20 e 21 de outubro, fruto de uma colaboração científica do Hospital Israelita Albert Einstein, Universidade de São Paulo e Instituto Weizmann de Ciências.

Cientista multipremiada pelos trabalhos da conexão entre cérebro e sistema imune, e autora do livro: Neuroimunity: a new Science that will revolutionize how we keep our brain healthy and Young (Neuroimunidade: a nova ciência que vai revolucionar como mantemos nosso cérebro saudável e jovem, ainda sem tradução no Brasil), a  Professora  Michal Schwartz foi pioneira mundial em demostrar como o sistema imune é importante para manter e proteger o sistema nervoso na saúde e na doença, assim como no envelhecimento. Suas descobertas têm importância na compreensão da diminuição das funções cerebrais com a idade e as enfermidades.


Há 25 anos a Professora Schwartz criou um campo científico novo: a Neuro-imunologia. Depois formulou a teoria revolucionária de autoimunidade protetora, que atribuiu um rol importante as células do sistema imune para a função cognitiva, estabilidade mental, renovação das células tronco e reparação neuronal.  Com um grande número de publicações em revistas cientificas de altíssimo impacto, como Nature ou Science, a professora Schwartz é atualmente uma das cientistas mais citadas (h.index= 90).

Seu foco agora é desenvolver novas formas de utilizar o sistema imune para lutar contra patologias cerebrais. Seu laboratório fornece a base das terapias imunológicas e vacinas terapêuticas que estão sendo pesquisadas no mundo todo para lesão na medula espinal, doenças neurodegenerativas como Alzheimer, glaucoma,  esclerose lateral amiotrófica, e desordens mentais.

O principal interesse do Laboratório dirigido pela Professora Orly Reiner é o processo de migração neuronal que acontece durante o desenvolvimento cerebral embrionário. Neste período, que nos humanos acontece ao longo de vários meses, os neurônios nascem numa localização e migram para o destino final, por meio de uma migração celular ativa. O processo é muito dinâmico, sendo regulado pela ação combinada de diversos produtos gênicos. A migração neuronal anormal pode ter consequências graves, como malformação cerebral severa, deficiência cognitiva, epilepsia, ou até morte prematura. É possível também que seja responsável por transtornos psiquiátricos como esquizofrenia e autismo, assim como por doenças neurodegenerativas.


A equipe da Professora Orly Reiner foca em uma forma severa de malformação cerebral conhecida como lissencefalia (cérebro liso). Ela foi a primeira a descobrir no ano 1993 a ligação entre a falta de um gene, denominado LIS1, e a lissencefalia. Estudos posteriores mostraram que a proteína codificada por esse gene era responsável por regular a polaridade da célula neural, sua proliferação e migração. Posteriormente, a equipe publicou na Nature Genetics que, assim como a falta, o excesso de copias do gene LIS1 também leva a alterações do desenvolvimento cerebral. Foi a primeira pesquisa a demonstrar os efeitos da duplicação de um único gene em um modelo animal e conectá-los com uma variação no número de copias em uma doença.

No Brasil, a Dra. Orly Reiner é parceira de pesquisa da Dr Andrea Laurato Sertie, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein/ SBIBAE. A colaboração científica, apoiada pela parceria WEIZMANN-FAPESP, se deve ao fato de que o grupo de pesquisadores do Weizmann identificou que na regulação da migração de neurônios no cérebro em desenvolvimento o sistema complemento (complexo sistema que participa das defesas imunológicas do organismo) apresenta um papel importante; e o grupo de pesquisadores de São Paulo identificou em pacientes com autismo mutações potencialmente deletérias em genes que codificam proteínas do complemento. Assim, o projeto “Investigação do papel do sistema do complemento no desenvolvimento cerebral e nos Transtornos do Espectro Autista” tem como objetivos principais caracterizar melhor o papel do sistema complemento do desenvolvimento cerebral e como sua disfunção pode contribuir para o surgimento do autismo.
Formado em Engenharia Elétrica na Universidade de Tel Aviv (1978), antes de interessar-se pela neurociência, o Professor Ehud Ahissar desenvolveu sistemas de microcomputação em ELTA (Ashod) e Elbit Computers (Haifa). Em 1984 mudou o foco de sua pesquisa para a “maquina” cerebral. Fez doutorado em Neurobiologia na Universidade Hebreia de Jerusalém/Hadassa Medical School em 1991 e, naquele mesmo ano, ingressou no Departamento de Neurobiologia do Instituto Weizmann.


Hoje como pesquisador principal do Laboratório para o Estudo do Processamento Adaptativo Perceptual, investiga os mecanismos neuronais da percepção. Aplicando princípios da engenharia e a neurobiologia, o professor Ahissar e seus colegas tratam de entender os processos dos que se origina a percepção em animais e humanos e aplica-los na robótica e nos sistemas de substituição sensorial. Em outras palavras, tentam entender como faz o cérebro para ver e sentir (tato), estudando os sentidos em animais e humanos, e construíram um robô e um híbrido cérebro máquina para poder, no futuro, substituir parcialmente a percepção de um com o outro.

O professor Ehud Ahissar desenvolveu a hipótese da percepção por circuitos fechados (closed-loop perception CLP) que pretende explicar o processo que permite que o cérebro perceba o ambiente externo. Publicou as suas pesquisas em revistas de prestigio internacional como Nature Neuroscience, Journal of Neuroscience e Perception

**

Por
<Ovadia Saadia> Equipe Produção
www.ovadiasaadia.com.br
Facebook  Ovadia Saadia
Face2- Lista Vip Ovadia Saadia
Face Febracos- Editor adjunto
Face Apacos- Editor
Twitter
Instagram @ovadiasaadia
*
Impressos:
Jornais JBA- 15 Jornais impressos – Coluna Encontros Notáveis
Jornal A Rua-Coluna Clara Confidencial impressa
Revista Go Where Luxo- Artigos turismo especiais- colaborador
Coluna Diária Lista VIP Ovadia Saadia- FaceBook
Coluna São Paulo- Jornal SUR, impresso, Paraná
Coluna SP Revista AutoEstima, impressa Curitiba, PR
Editor dos Blogs:
http://viagemespetaculo.blogspot.com.br/
Viagem Espetacular- Viagens & destinos
**
Traveller Chic O Viajante- Viagens e roteiros
**
http://noticiasinteligentesovadiasaadia.blogspot.com.br/
Notícias & Atualidades
**
Carnet Social Registros & Vip
**
LifeStyle Ovadia
**
Viver Paris
**
Traveller Chic- O Viajante das estrelas
**
Turismo e Hotelaria Top por Ovadia saadia
**
Produtos, Negócios & Serviços- Economia e Bussiness Top Brasil
**
Artes & Espetáculos- Teatro e Cinema Por Ovadia Saadia
**
Blog da Moda Atual por Aline Saadia
**
OnVogueHotels Hotelaria de luxo internacional
**
Show Business Brasil

Planeta Israel, atualidades São Paulo, Brasil e Israel, mundo judaico, turismo e opinião. Trilingue.


&


  • Presidente FEBRACOS- Federação dos Colunistas Sociais do Brasil
Presidente APACOS- Associação dos Colunistas Sociais do Estado de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo restaurante VIENA no Bom Retiro! Kosher! Serviço Local: Viena Kosher no Ten Yad. Endereço: Rua Newton Prado, 76 - Bom Retiro. Horário de funcionamento: 11h às 15h de segunda-feira à sexta-feira.

O rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP) recebeu o deputado estadual Heni Ozi Cukier, para mais uma edição do Dilemas Éticos, na terça-feira, 18 de agosto.

Aos 92, Charles Aznavour apoia o KKL Brasil e faz apresentação vibrante em São Paulo! Nas fotos: Charles Aznavour no Espaço das Américas. Charles Delogne, cônsul geral da Belgica.; Dori Goren, cônsul de Israel e sua esposa Cecilia; Eduardo El Kobbi e Gilbert Stein.;Ezra Safra e esposa; Parte da equipe do KKL Brasil.; Charles Aznavour recebe certificado do presidente do KKL Eduardo El Kobbi.; Clairy e Sasson Dayan.; Edurado El Kobbi recebe Nancy e Fernando Lottenberg; Ana Rosa Rojtenberg; Anna Denzz, Ovadia Saadia e Christina Bueno.; Clairy e Sasson Dayan; O cônsul da Holanda, Cor Van Honk e sua esposa Janetti; Charles Aznavour pós evento - ; Manuel Poladian e Eduardo El Kobbi;