5º Encontro WUPJ América Latina reunirá 200 representantes da América Latina, Israel, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra de 23 a 25 de junho em São Paulo
 




Cerca de 200 representantes da América Latina, Israel, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra participam do  5º Encontro da World Union for Progressive Judaism na América Latina,  que acontece de 23 a 25 de junho, em São Paulo,  com atividades programadas na Congregação Israelita Paulista, Unibes Cultural, Residencial Israelita Albert Einstein e clube A Hebraica.
 




A programação inclui palestras com personalidades da comunidade judaica na região, nos Estados Unidos e em Israel, com destaque para o  Rabino Sergio Bergman, atual ministro do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Argentina; o  Rabino Roberto Graetz, presidente do grupo Força Tarefa Yad B’Yad, criado em 2002 para apoiar projetos na América Latina após uma delegação da WUPJ Internacional visitar a região; e de Yaron Shavit, vice-presidente da WUPJ  e ex-presidente do Israel Movement for Progressive Judaism (IMPJ), onde ainda é ativo em diversas áreas da instituição.





O evento vai reunir a comunidade judaica liberal da América Latina e seus líderes religiosos, voluntários, profissionais, formadores de opinião, jovens e ativistas. Também serão realizados workshops e debates com o objetivo de refletir sobre uma realidade em constante transformação, sempre sob o prisma de uma abordagem judaica moderna e comprometida com a sociedade.
 




A programação terá ainda atividades exclusivas para rabinos(as), jovens adultos(as) e a 10ª edição do Lashir BeNefesh, seminário de chazanim(ot) e cantores(as) litúrgicos.



 

World Union for Progressive Judaism, fundada em Londres em 1926, é o maior grupo de judeus religiosos do mundo. Os seus principais objetivos são criar uma base comum entre os seus constituintes e promover o Judaísmo Reformista em lugares onde indivíduos e grupos estejam procurando maneiras autênticas e modernas de se expressar como judeus. A WUPJ trabalha com congregações e comunidades em quase 55 países, englobando mais de 1.200 congregações Reformistas, Progressistas, Liberais e Reconstrucionistas e mais de 1,5 milhão de sócios por todo o mundo. Na América Latina, a WUPJ começou a ganhar força após uma visita de integrantes do grupo Força Tarefa Yad B’Yad à região, com o objetivo de desenvolver projetos de apoio às comunidades judaicas locais.





Confira a programação:




Dia 23 de Junho na CIP




19h - Coquetel de Abertura – Comemoração em homenagem aos 80 anos da CIP



 
20h - Abertura oficial seguida de debate: Ministro Rabino Sergio Bergman (Ministro do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Argentina) e Yaron Shavit (Vice-presidente da WUPJ e ex-presidente do Israel Movement for Progressive Judaism – IMPJ). Mediação: Mona Dorf. Tema: A continuidade democrática como valor judaico




Dia 24 de junho na Unibes – Apresentações dinâmicas com convidados que falarão sobre aspectos relacionados à democracia no Brasil, no mundo e no judaísmo.





Bloco 1 - Das 9:00 as 10:30



Palestrante

Tema

Fernando Lottenberg

A nova lei antiterrorista no Brasil - sua necessidade e alcance. O papel da comunidade judaica na formulação e na aprovação da lei.

Rabino Ruben Sternschein

A halachá pode ser democrática?
Indivíduo e tradição no judaísmo hoje

Andreas Heinecke 

A prática da inclusão social
Preconceito, tolerância, diversidade e empatia – como democratizar o acesso.

Dafna Kann

A moderna face das mitsvot - o projeto “Prato Cheio”: a idéia do projeto; como funciona; a quem atende; como ampliar o projeto; projetos semelhantes no Brasil

Romina Charur e/ou Gustavo Michanie

Género e Diversidade – A luta pela celebração e consagração frente a comunidade e frente a religião através de rituais judaicos igualitários e inclusivos de famílias modernas.




Bloco 2 - Das 11:00 as 12:30



Palestrante

Tema

Yaron Shavit

Democracia e liberdade de expressão em tempo de guerra  -  os dilemas que confrontam por um lado o necessário sigilo das operações militares e pelo outro a liberdade de expressão num Estado democrático.

Eurípedes Alcântara

Jornalismo e isenção uma vez que todo o jornalismo é partidário, visto que é produzido por pessoas que fazem escolhas conforme as suas opiniões ou interesses, não seria mais honesto declarar as posições políticas de cada veículo? A primeira premissa acima é válida?

Rabino Michel Schlesinger

A questão do gênero do judaísmo - a evolução da sociedade patriarcal para a sociedade inclusiva.

Bruno Lakovsky

A arquitetura da comunidade judaica paulista
Porque as comunidades da América do Sul não foram construídas como kehilot, enquanto que a comunidade do México (dentre outras no mundo) foi?

Ivo Herzog

A democracia no BrasilOs caminhos e os percalços da democracia no Brasil a partir do assassinato de Vladimir Herzog até a instauração do processo de impedimento da presidente Dilma Roussef.




Bloco 3 - Das 16:00 as 17:00



Palestrante

Tema

Rogério Chequer

A América Latina cansou do populismo? - Os motivos dos sucessos das manifestações anti-governo no Brasil e o papel da política partidária nas mesmas.

Miriam Kramer

A crise migratória na Europa seu impacto nos fundamentos democráticos da Europa Ocidental e a forma democrática de acohimento dos refugiados. As ações das diversas comunidades judaicas frente à crise, do ponto de vista político, comunitário e pessoal.

Sally Gansievich e Edy Huberman

Vestindo a camisa (suor e paixão no trabalho comunitário) - Qual é o ponto de equilíbrio entre o trabalho conjunto voluntário x profissional?

Denis Plapler

Educar em Liberdade para o desenvolvimento da autonomia   –A forma como nos inserimos no mundo reflete a contribuição que oferecemos aos outros, ao meio ambiente e a nós mesmos. Somos todos de inclusão, e todos temos necessidades especiais.



18h45 – Cabalat Shabat na CIP



 
25 de junho (sábado) na CIP e no Residencial Israelita Albert Einstein



 
9h30


Shacharit na CIP



 
12h


Almoço com mesas de discussão da Parashá com convidados especiais



 

 
17h


Atividade de Tikun Olam (preceito judaico de consertar o mundo): visita e interação dos jovens da CIP com os  residentes do Residencial Israelita Albert Einstein. 



 
26 de junho (domingo) - Encontro exclusivo para jovens de 25 a 35 anos -


na A Hebraica com a presença do Ministro Rabino Sergio Bergman



 
12h30


Encerramento



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo restaurante VIENA no Bom Retiro! Kosher! Serviço Local: Viena Kosher no Ten Yad. Endereço: Rua Newton Prado, 76 - Bom Retiro. Horário de funcionamento: 11h às 15h de segunda-feira à sexta-feira.

Lançamento dos Cadernos Conib tem plateia cheia na Unibes Cultural