Brasília, DF reverencia a memória do Dia do Holocausto- Youm Hashoá



Frase ‘Holocausto Nunca Mais’ ilumina as torres do Congresso, em Brasília




As duas torres do edifício do Congresso Nacional, em Brasília, foram iluminadas com a frase “Holocausto Nunca Mais” às 19h30m da noite desta quarta-feira (1). O ato é  para marcar o Dia do Holocausto e do Heroísmo – “Yom HaShoá VehaGvurá”, em hebraico e foi organizado pela Confederação Israelita do Brasil (Conib).



A  iniciativa é um tributo à memória dos 6 milhões de judeus exterminados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, no episódio mais sombrio da história moderna. Lembra também o espírito de resistência dos que conseguiram se rebelar em algumas cidades ocupadas em alguns campos de concentração.Além de manter viva a memória das vítimas do nazismo, de acordo com a Conib, o objetivo da data é fazer o Holocausto chegar ao conhecimento de todos, servindo de alerta contra o antissemitismo.






O Yom Hashoá é celebrado em 27 de Nissan, data oficializada pelo então primeiro-ministro israelense, David Ben Gurion, em 1959. Neste dia, os estabelecimentos públicos do país permanecem fechados, as sirenes de ataques aéreos soam e os israelenses param por dois minutos em homenagem às vítimas do nazismo.

Fotos: Israel Szerman

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo restaurante VIENA no Bom Retiro! Kosher! Serviço Local: Viena Kosher no Ten Yad. Endereço: Rua Newton Prado, 76 - Bom Retiro. Horário de funcionamento: 11h às 15h de segunda-feira à sexta-feira.

O rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP) recebeu o deputado estadual Heni Ozi Cukier, para mais uma edição do Dilemas Éticos, na terça-feira, 18 de agosto.

Aos 92, Charles Aznavour apoia o KKL Brasil e faz apresentação vibrante em São Paulo! Nas fotos: Charles Aznavour no Espaço das Américas. Charles Delogne, cônsul geral da Belgica.; Dori Goren, cônsul de Israel e sua esposa Cecilia; Eduardo El Kobbi e Gilbert Stein.;Ezra Safra e esposa; Parte da equipe do KKL Brasil.; Charles Aznavour recebe certificado do presidente do KKL Eduardo El Kobbi.; Clairy e Sasson Dayan.; Edurado El Kobbi recebe Nancy e Fernando Lottenberg; Ana Rosa Rojtenberg; Anna Denzz, Ovadia Saadia e Christina Bueno.; Clairy e Sasson Dayan; O cônsul da Holanda, Cor Van Honk e sua esposa Janetti; Charles Aznavour pós evento - ; Manuel Poladian e Eduardo El Kobbi;