Yom Hashoá - Dia da memória do Holocausto. Para marcar esta importante data, a Federação Israelita do Estado de São Paulo, A Hebraica e o Conselho Juvenil Sionista, com o apoio da Sherit Hapleitá do Brasil promoveram nesta segunda-feira , 24 de abril, no Teatro Anne Frank de A Hebraica, o “Ato Central de Yom Hashoá da Comunidade Judaica”.

Comunidade judaica paulista lembra o Yom Hashoá

Yom Hashoá  é o dia do Holocausto e o Heroísmo, quando se honra a memória dos seis milhões de judeus assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra. Neste dia, em Israel, as sirenes de alarme soam e guardam-se dois minutos de silêncio, sob o lema de “lembrar e recordar – jamais esquecer”.






Com a presença marcante da juventude, o evento, que foi aberto à toda a comunidade e lotou o Teatro Anne Frank,  teve o acendimento de seis velas por dirigentes comunitários, representantes da Marcha da Vida Universitária, rabinos e educadores, representantes dos movimentos juvenis e sobreviventes do Holocausto. Para marcar os 102 anos do genocídio armênio, Armen Kevork Pamboukdijan, representante da comunidade armênia foi convidado a acender uma das velas.   



A noite foi marcada pelos discursos de Avi Gelberg e Bruno Laskowsky,  presidentes de A Hebraica e da Federação Israelita do Estado de São Paulo, do coordenador educacional da Marcha da Vida,  Celso Zilbovicius, do cônsul Dori Goren, dos secretários Daniel Annenberg e Floriano Pesaro e  de Miriam Nekrycz,  viúva de Ben Abraham z’l e sobrevivente do Holocausto.



Todos destacaram a importância de que a chama do judaísmo seja mantida acesa em nome dos seis milhões que pereceram no Holocausto, bem como do papel dos jovens para perpetuarem a memória deste trágico episódio da história para que tragédias como essa jamais se repitam com nenhum outro povo. Também foi reforçada a importância do Estado de Israel como porto seguro para o povo judeu.


“Lembrar o Holocausto é uma penitência que a humanidade deve pagar por ter permitido tamanha atrocidade. Vivemos em uma época na qual o antissemitismo ressurge, e cerimônias como a de hoje, nos lembram até onde o ódio mais antigo e duradouro da humanidade pode levar. Temos Israel e temos a força da comunidade na diáspora, e hoje falamos alto contra as vozes de ódio daqueles que propõem a nossa destruição. Nossa luta é diária e incessante”, destacou Bruno Laskowsky.  


Miriam Nekrycz foi efusivamente aplaudida e emocionou a todos ao retratar a trajetória e os incansáveis esforços de Ben Abraham z’l para perpetuar a memória do Holocausto através de seus livros e palestras por todo o país. “O povo que não lembra seu passado não terá um futuro. Espero que seu legado jamais seja esquecido e agradeço pelo empenho de nossos dirigentes comunitários”, frisou Miriam. 


A cerimônia contou com a exibição de um vídeo realizado pelos jovens do Conselho Juvenil Sionista e de outro mostrando a carta escrita pelo tenente israelense Hadar Goldim z’l, sequestrado e morto pelo Hamas em 2014, onde retrata suas impressões após visitar os campos de concentração na Polônia.

O chazan da CIP Avi Bursztein entoou o Kadish e o El Male Rahamim e o evento foi encerrado com todos cantando juntos o Hatikvá.

+++

Nas fotos vemos:

**

Por

Blogueiro + Site

<Ovadia Saadia> Equipe Produção
www.ovadiasaadia.com.br
Facebook  Ovadia Saadia
Face2- Lista Vip Ovadia Saadia
Face Febracos- Editor adjunto
Face Apacos- Editor
Twitter
Instagram @ovadiasaadia
*
Impressos:
Jornais JBA- 15 Jornais impressos – Coluna Encontros Notáveis
Jornal A Rua-Coluna Clara Confidencial impressa
Revista Go Where Luxo- Artigos turismo especiais- colaborador
Coluna Diária Lista VIP Ovadia Saadia- FaceBook
Coluna São Paulo- Jornal SUR, impresso, Paraná
Coluna SP Revista AutoEstima, impressa Curitiba, PR
Editor dos Blogs:
http://viagemespetaculo.blogspot.com.br/
Viagem Espetacular- Viagens & destinos
**
Traveller Chic O Viajante- Viagens e roteiros
**
http://noticiasinteligentesovadiasaadia.blogspot.com.br/
Notícias & Atualidades
**
Carnet Social Registros & Vip
**
LifeStyle Ovadia
**
Viver Paris
**
Traveller Chic- O Viajante das estrelas
**
Turismo e Hotelaria Top por Ovadia saadia
**
Produtos, Negócios & Serviços- Economia e Bussiness Top Brasil
**
Artes & Espetáculos- Teatro e Cinema Por Ovadia Saadia
**
Blog da Moda Atual por Aline Saadia
**
OnVogueHotels Hotelaria de luxo internacional
**
Show Business Brasil

Planeta Israel, atualidades São Paulo, Brasil e Israel, mundo judaico, turismo e opinião. Trilingue.


&


  • Presidente FEBRACOS- Federação dos Colunistas Sociais do Brasil
  • Presidente APACOS- Associação dos Colunistas Sociais do Estado de São Paulo

Telefone 5511 99187 7174- Whatsapp
5511 3825-9859 – 5511 3826-5089
Equipe- 079 991100 2595
5511 97064 4481
5511 991820 151
5511 5632 0440
5511 3825 7053

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo restaurante VIENA no Bom Retiro! Kosher! Serviço Local: Viena Kosher no Ten Yad. Endereço: Rua Newton Prado, 76 - Bom Retiro. Horário de funcionamento: 11h às 15h de segunda-feira à sexta-feira.

O rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP) recebeu o deputado estadual Heni Ozi Cukier, para mais uma edição do Dilemas Éticos, na terça-feira, 18 de agosto.

Aos 92, Charles Aznavour apoia o KKL Brasil e faz apresentação vibrante em São Paulo! Nas fotos: Charles Aznavour no Espaço das Américas. Charles Delogne, cônsul geral da Belgica.; Dori Goren, cônsul de Israel e sua esposa Cecilia; Eduardo El Kobbi e Gilbert Stein.;Ezra Safra e esposa; Parte da equipe do KKL Brasil.; Charles Aznavour recebe certificado do presidente do KKL Eduardo El Kobbi.; Clairy e Sasson Dayan.; Edurado El Kobbi recebe Nancy e Fernando Lottenberg; Ana Rosa Rojtenberg; Anna Denzz, Ovadia Saadia e Christina Bueno.; Clairy e Sasson Dayan; O cônsul da Holanda, Cor Van Honk e sua esposa Janetti; Charles Aznavour pós evento - ; Manuel Poladian e Eduardo El Kobbi;